SIMESPI / PALAVRA DO PRESIDENTE

Discurso de posse, 18 de janeiro de 2017. 

 

Começo hoje uma nova jornada em minha vida profissional como presidente do Simespi, entidade que, no ano passado, comemorou seu Jubileu de Prata. São 25 anos de trabalho em prol do setor metalúrgico de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras. Contamos hoje com cerca de 200 empresas associadas.

 

Em meio a tantas realizações, destaco as 21 Convenções Coletivas Negociadas desde 1995. Desde que começamos a negociá-las, nunca, em nenhum ano, houve dissídio ou greve geral. Este é um fator que atrai muito os olhares das empresas que buscam uma cidade para suas instalações. E quanto mais indústrias instaladas, maior o desenvolvimento econômico da região.

 

Nesse triênio, junto aos meus colegas da diretoria, pretendo me aproximar ainda mais das nossas associadas. O foco do meu mandato será mantido em quatro principais pilares: as áreas jurídica, de segurança no trabalho, de meio ambiente e de qualidade. Durante os períodos instáveis que vive a economia, nossas empresas associadas devem e estarão totalmente assessoradas nestas áreas.

 

Para isso, nós já contamos com o nossos Departamentos Jurídicos, em sua maioria comandados pelo Escritório de Advocacia Crivelari e Padoveze, que realizam consultorias e ações nas áreas Trabalhista, Tributária, Empresarial, Cível e Previdenciária. Nossos advogados estão de plantão no Simespi para atender às demandas das empresas associadas. Neste ano, manteremos e potencializaremos as ações como eventos especializados e a Jornada Jurídica do Simespi.

 

Quanto à Qualidade, retomaremos o Projeto Rumo à ISO, que será realizado pela FJquatily, para auxiliar as nossas empresas na conquista de certificações e normas, tornando-as mais competitivas e aptas a manterem-se no mercado.   

 

Na Segurança do Trabalho, partir deste ano, aumentaremos nossa parceria com a Melos Consultoria para oferecer às associadas serviços que garantam a saúde ocupacional e o bem-estar de seus funcionários, de acordo com a legislação de Segurança e Medicina.

 

No pilar ambiental, fortaleceremos e ampliaremos nossa parceria com a DSK Consultoria Ambiental a fim de oferecer às associadas auxílio nas obtenções de certificações ambientais, contatos com órgãos ambientais como o
Ibama, e demais serviços nesta área. Afinal, hoje, sem estar de acordo com a legislação, as empresas não conseguem nem tirar o CNPJ.

 

Fora dos quatro pilares, as empresas continuarão a ter a sua disposição os serviços do Simespi como o Grupo de Recursos Humanos e o Comespi, que está sempre realizando eventos e ações em prol da comunidade e da coletividade empresarial.

 

Em momentos de instabilidade econômica, é essencial estarmos sempre capacitados e atualizados nas mais diversas áreas. Por isso, continuaremos realizando com a mesma frequência os cursos e palestras para mantermos os empresários sempre informados sobre as inovações do mercado.

 

Ainda no que tange às ações realizadas para amenizarmos o impacto da crise, no ano passado, começamos a desenvolver uma pesquisa sobre o contexto econômico regional. A intenção é mapear as empresas associadas por meio de perguntas sobre a situação do setor industrial. Os dados coletados durante o levantamento são tratados com extremo sigilo e utilizados apenas para formarmos uma base de análise da conjuntura econômica industrial. Orientados por essas informações, desenvolveremos ações efetivas em prol da coletividade empresarial.

 

Em meu nome e dos diretores, agradeço a confiança. Começamos agora um novo triênio no qual pretendemos trabalhar com afinco, trazer inovações e conquistas para potencializar cada vez mais o crescimento de nosso setor. 

 

Roberto Chamma, presidente do Simespi