Área Restrita Carreiras

Buscar novas alternativas para assegurar a sustentabilidade das empresas e atender as exigências do mercado são os objetivos do 1º Seminário de Sustentabilidade do Setor de Açúcar e Bioenergia (Sustentec), que será realizado no dia 15 de julho, a partir das 8 horas, durante a oitava edição do Simtec – Simpósio Internacional e Mostra de Tecnologia e Energia Canavieira.

Segundo explica Marcelo Machado Leão, engenheiro da Propark Ambiental, empresa responsável pela coordenação técnica do Sustentec, a ideia de criar um seminário específico sobre a sustentabilidade para o setor sucroenergético surgiu da necessidade de aprofundar o debate deste tema. “É preciso atender com propriedade as demandas existentes por parte de profissionais, técnicos e gestores atuantes na área, os quais precisam se preparar para cumprir as exigências sempre crescentes dos órgãos ambientais, do mercado e da sociedade”, diz o engenheiro.

O Sustentec será composto por palestras e mesas redondas com profissionais especializados, a fim de que tecnologias e conhecimentos sobre a sustentabilidade sejam difundidos. “O conjunto de conhecimentos oferecidos pelos palestrantes contribuirá para que as unidades de produção sucroenergéticas continuem avançando na busca do desenvolvimento sustentável”.

O evento é aberto ao público e dirigido àqueles que se interessam por desenvolvimento sustentável, principalmente aos profissionais com intenção de implantá-lo nas unidades de produção sucroenergética. As vagas são limitadas.

Programação

O 1º Seminário de Sustentabilidade do Setor de Açúcar e Bioenergia (Sustentec) terá início às 8h30, com a palestra “Planejamento estratégico para a conservação ambiental”, ministrada pelo engenheiro agrônomo José Flávio Machado Leão. Em seguida, às 9h15, a engenheira florestal Maria José Zakia explanará sobre “Legislação ambiental de propriedades rurais com ênfase no Código Florestal”.

Dando sequência ao evento, às 10h20, o engenheiro civil Luiz Roberto Moretti falará sobre “Outorga e uso racional da água”. A programação da manhã será encerrada com uma mesa redonda.

O período da tarde será marcado por duas palestras: “A certificação no setor sucroenergético”, com o engenheiro agrônomo Fabio Beltrame, às 14 horas, e “Protocolo Agroambiental – metas e prazos”, com a pedagoga Maria Luiza Barbosa e o engenheiro de alimentos Daniel Lobo, às 15h20. Para finalizar, uma mesa redonda será aberta para discussões.

Sobre os palestrantes

José Flávio Machado Leão – engenheiro agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), mestre em Ciências Florestais, doutor em Fitotecnia, ex-secretário de Agricultura de Piracicaba, diretor técnico da Propark Ambiental, empresa que atua no setor de macropaisagismo e na conservação dos recursos naturais desde 1971. Consultor e coordenador de projetos na área ambiental para diversas empresas, como a Natura Cosméticos, ArcelorMittal, Toyota S/A entre outras.

Maria José Zakia – engenheira florestal formada pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), mestre em Ciências Florestais e doutora em Ciências da Engenharia Ambiental. Foi professora credenciada junto ao curso de pós-graduação em Recursos Florestais pela Universidade de São Paulo até 2006. De janeiro de 2005 a janeiro de 2009, foi colaboradora da Votorantim Celulose Papel (VCP), nas áreas de ambiente e de relacionamento socioambiental. Atualmente, é consultora na área socioambiental.

Luiz Roberto Moretti – engenheiro civil formado pela Escola Politécnica da USP, mestre em Agronomia, na área de Irrigação e Drenagem (Esalq/USP), doutor em Engenharia Civil na área de Hidráulica (Politécnica/USP). É professor dos cursos de Engenharia Ambiental e de Engenharia Civil na Escola de Engenharia de Piracicaba. Integra a diretoria da Bacia do Médio Tietê, do departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee). É secretário-executivo dos Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí e Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Piracicaba e Jaguari.

Fabio Beltrame – engenheiro agrônomo, gerente operacional da Control Union World Group, holding internacional privada, fundada em 1920 e representada em mais de cinquenta países. Atua em controle de qualidade na importação e na exportação de produtos agropecuários; emissão de certificados de depósito e de qualidade; warrants (WA/CDAs); administração de garantias; Collateral Management Agreement (CMA), controle de armazéns; inspeções no pré-embarque de produtos para a exportação e de auditorias nos programas de qualidade e sustentabilidade.

Maria Luiza Barbosa – bacharel em Pedagogia e Deficientes da Áudio Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com especializações em Educação Especial pela Universidade Macon, em Terceiro Setor pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP) e Educação Comunitária pelo Serviço Social do Comércio (SESC/SP). É gerente de Responsabilidade Social Corporativa da Unica (União da Indústria de Cana-de-açúcar) desde 2001, atuando nas áreas social, ambiental e de sustentabilidade, além de acompanhar as ações e iniciativas de empresas associadas à entidade. Implantou o Núcleo de Responsabilidade Sócio-Ambiental e Sustentabilidade da Unica, voltado para a capacitação de funcionários e gestores. Antes disso, criou o Núcleo de Responsabilidade Social do Banco HSBC no Brasil, onde coordenou projetos sociais e culturais e gerenciou doações e patrocínios.

Daniel Lobo – formado em Engenharia de Alimentos pela Unicamp e pós-graduado em Administração pela PUC, com especializações em normas de responsabilidade socioambiental e relatórios de sustentabilidade. Especializado em Gestão Ambiental e Responsabilidade Ambiental Corporativa, é responsável pela interlocução das estratégias de sustentabilidade da Unica (União da Indústria de Cana-de-açúcar) com suas associadas, no processo de inserção de critérios ambientais no planejamento estratégico do setor. Atuou, desde 2000, como consultor em sustentabilidade no agronegócio e, nos últimos dois anos, esteve à frente do processo de definição de estratégias ambientais e indicadores que demonstram o comprometimento do setor de cana-de-açúcar com iniciativas ambientais.

* Ficha técnica Simtec 2010

Engenho Central – Piracicaba – SP

www.simtec.com.br

(19) 3417.8604

Data: 13 a 16/07/2010

Realização:

* Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras)

* Coplacana (Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo)

* Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba)

* Ciesp/Regional Piracicaba

* Prefeitura Municipal de Piracicaba

COMO PARTICIPAR DO SIMTEC 2010

* Visitante – No site www.simtec.com.br, os interessados devem preencher a ficha de inscrição on-line, que possibilita acesso ao parque de exposições e pavilhão de palestras.

* Expositor – Para a reserva de estandes, os interessados devem entrar em contato no telefone (55-19-3417.8604) ou por e-mail (simtec@simtec.com.br)

Outras informações: Assessoria de Imprensa Simtec 2010 Luciane Anhão (19) 9789.5418 e Marília Cury (19) 9291.8332

Deixe um comentário