Área Restrita Carreiras
Simespi participa do lançamento da Coalizão Capital-Trabalho da Abimaq

O Simespi é uma das 42 entidades de classes patronais e trabalhadoras integrantes da Coalizão Indústria-trabalho para competitividade e o Desenvolvimento, lançada pela Abimaq, no início desta semana, em São Paulo. O objetivo é discutir os problemas enfrentados pela indústria e definir ações junto ao governo que envolvam propostas de medidas estruturais para o resgate da competitividade no setor.

 

Liderado pela Abimaq (Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos), o grupo se reuniu, no dia 6 de abril, em um ato para o lançamento oficial da Coalizão e a apresentação do Manifesto em Defesa da Indústria e do Emprego. A equipe do Simespi foi representada pelo diretor Erick Gomes, pelo gerente-administrativo Roberto Soriano e pelo empresário da EB Bombas Renato Cesar Penati. O evento reuniu mais de duas mil pessoas no Palácio de Convenções do Anhembi, em São Paulo.

 

Segundo o Manifesto, a participação da indústria de transformação no PIB está caindo devido à perda de competitividade no setor. O índice, que alcançou os 35% na década de 80, hoje é de 12%. O documento deixa claro que os novos titulares da Fazenda, Planejamento e Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Governo Federal precisam realizar as mudanças necessárias para revitalização da indústria e a geração de novos empregos.

 

As principais reivindicações do Manifesto são a volta da competitividade da taxa de câmbio, a redução da carga tributária, o fim da cumulatividade de impostos, o equilíbrio das contas públicas, a racionalização e transparência das despesas, a preservação dos direitos trabalhistas, o aumento nos investimentos de produtos e infraestrutura. 

 

De acordo com a Abimaq, a Coalizão já tem as próximas ações programadas e, em breve, realizará mais movimentos em prol da indústria. O presidente do Simespi, Euclides Baraldi Libardi, acredita ser importante que os empresários estejam atentos e participem deste momento de mobilização. “Precisamos unir forças pela manutenção do emprego e pela retomada do crescimento do setor produtivo que passa por um momento difícil”. O Manifesto está disponível na íntegra no site da Abimaq.

 

Confira as fotos do evento na nossa GALERIA

 

Assessoria de Imprensa Simespi

Equipe Engenho da Notícia

Simespi – (19) 3417-8600

Ana Carolina Miotto (9.9649-3339 / comunica@simespi.com.br)

Luciane Anhão (9.9789-5418 / luciane@engenhodanoticia.com.br)

Marcelo Basso (9.9747-5586 / marcelo@engenhodanoticia.com.br)

Deixe um comentário