Área Restrita Carreiras

O Dia da Indústria, considerado um momento de reflexão sobre economia, crescimento sustentável e transformação social, será comemorado no Simespi com café da manhã seguido de palestra com o ex-ministro do Trabalho, Almir Pazzianotto Pinto. O evento – destinado às empresas associadas – será na próxima terça-feira (25), a partir das 8h30, na sede da entidade patronal (rua Samuel Neves, 1601 – Bairro dos Alemães).

Para o presidente do Simespi, Tarcisio Angelo Mascarim, o Dia da Indústria é a oportunidade ideal para comemorar com os empresários a retomada da economia. “O Brasil está recuperando o fôlego e seu desenvolvimento econômico. O ano de 2010 é próprio para repensar e reprogramar os investimentos para colher bons frutos”, diz Tarcisio. “O Dia da Indústria vem para coroar a ligação do Simespi com suas associadas, ao lado das quais batalhamos sempre. Aguardo a participação de todos os empresários”, convida.

Almir Pazzianotto aborda os temas Portaria 1.510/2009 – Ponto Eletrônico e Redução da Jornada de Trabalho. As participações das empresas associadas devem ser confirmadas até o dia 24, pelo telefone (19) 3417.8600.

Sobre o palestrante

Almir Pazzianotto Pinto é natural de Capivari/SP. Formou-se em Direito pela Universidade Católica de Campinas, em 1960. No ano seguinte, iniciou carreira de advogado em sua terra natal, mas logo depois se mudou para São Paulo, a convite dos dirigentes da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem do Estado de São Paulo, onde começou longa trajetória como advogado de sindicatos e federações de trabalhadores.

Em 1974, foi eleito deputado estadual pelo MDB e reeleito em 1978 e 1982. Em 1983, escolhido pelo governador Franco Montoro, assumiu a direção da Secretaria de Estado das Relações de Trabalho. No início de 1985, o presidente Tancredo Neves levou Pazzianotto para chefiar o Ministério do Trabalho, cargo que ocupou até o final de setembro daquele ano, quando foi indicado para cadeira reservada a advogado de ilibada reputação e notório saber jurídico no Tribunal Superior do Trabalho.

Aprovada a indicação pelo Senado, foi nomeado e assumiu o cargo de ministro vitalício para permanecer no Tribunal até março de 2002, quando se aposentou, regressou a São Paulo e retomou as atividades de advocacia e consultoria. No Tribunal Superior do Trabalho, atuou como corregedor-geral, vice-presidente e presidente.

Como Ministro do Trabalho, fez parte do grupo de ministros de Estado responsáveis pela implantação do Plano Cruzado I, oportunidade em que contribuiu para a criação e implantação do seguro-desemprego.

É autor de livros, dezenas de artigos publicados em revistas especializadas e jornais de grande circulação, pareceres e arrazoados jurídicos.

Outras informações

Assessoria de Imprensa Simespi – (19) 3417-8600

Marília Cury (9291.8332 / comunica@simespi.com.br)

Luciane Anhão (9789.5418 / lucianhao@terra.com.br)

Marcelo Basso (9747.5586 / marcetas@terra.com.br)

Deixe um comentário