Área Restrita Carreiras

O atual contexto de expansão econômica presente no município de Piracicaba favorece a realização de novos investimentos voltados para o crescimento das empresas. Visando apoiar os empresários para que esse crescimento ocorra de forma efetiva e estruturada, quatro entidades de Piracicaba firmarão um novo convênio para apoio empresarial: o SIMESPI – Sindicado das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras, a Caixa Econômica Federal; o SEBRAE-SP, por meio do Escritório Regional de Piracicaba e a UNIMEP – Universidade Metodista de Piracicaba.

A iniciativa prevê disponibilidade de linhas de crédito, assessoria para elaboração de projetos, consultoria para inovação tecnológica e atendimento personalizado aos empresários.

O evento de assinatura do novo convênio ocorre nesta terça-feira (29/04), às 18h30, na sede do SIMESPI, com a participação dos representantes das instituições e empresários.

Como interlocutor entre as entidades participantes do convênio e os empresários, o SIMESPI promoverá um atendimento personalizado aos interessados em beneficiar-se dos serviços disponíveis, oferecendo plantão de atendimento semanal com a presença de um representante de cada entidade conveniada. “Essa nova parceria é mais um diferencial que buscamos oferecer aos associados do SIMESPI, e assim esperamos contribuir para que as empresas obtenham cada vez mais condições de destacar-se em seu mercado de atuação e obter os recursos necessários para investir em seu desenvolvimento”, explica Tarcísio Ângelo Mascarin, Presidente do SIMESPI.

CRÉDITO PARA INVESTIMENTOS

Segundo o Superintendente Regional da CAIXA, Isaac Samuel dos Reis, “para o ano de 2008 a CAIXA disponibiliza cerca de R$300 milhões, apenas em Piracicaba, para linhas de crédito para investimentos, e o novo convênio favorece o acesso das empresas a esses recursos”. “Podem beneficiar-se aqueles empresários que desejam investir numa sede própria, na ampliação da sua capacidade produtiva, na modernização do seu parque industrial, ou mesmo que desejam obter recursos para capital de giro, se essa for a sua necessidade”, explica Isaac. Segundo ele, as principais linhas de crédito que farão parte do convênio são os financiamentos BNDES, Finame e Proger, com possibilidade de capital de giro associado.

ELABORAÇÃO DOS PROJETOS

A partir do momento em que a empresa deseja investir em seu crescimento, e para isso opta por uma linha de crédito, será necessária a elaboração de um projeto financiável, ou seja, que tenha a aprovação do agente financeiro do crédito e garanta a aplicação correta dos recursos obtidos. "Nesse sentido, a Unimep prestará assessoria aos empresários para elaboração desses projetos, em continuidade à parceria existente com a Caixa há quatro anos, período em que foram desenvolvidos cerca de 80 projetos com 100% de aprovação. A universidade devolverá à sociedade o conhecimento produzido no meio acadêmico e, ao mesmo tempo, contribuirá para seu desenvolvimento", destaca o Prof. André Sathler Guimarães, diretor da Faculdade de Gestão de Negócios da Unimep.

Já o coordenador do curso de economia e do banco de dados socioeconômicos da Unimep, o Prof. Francisco Constantino Crócomo, lembra que o convênio que se firma nesta terça-feira, 29, ocorre graças a estreita relação que o curso de economia tem com a comunidade piracicabana, já que há mais de 30 anos, desde a sua origem, desenvolve pesquisas socioeconômicas de impacto local e regional. "Há ainda uma vasta possibilidade de apoio técnico e científico, já que a área de gestão e negócios é composta por outras ciências, como contábeis, negócios internacionais, turismo, administração, entre outras. Aos alunos, a iniciativa permitirá o estudo de casos, inclusive possibilitará um melhor entendimento das aulas teóricas", ressalta.

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

“Por meio do novo convênio o SEBRAE disponibilizará aos empresários o Programa Sebrae de Consultoria Tecnológica (Sebraetec), que engloba consultorias na área de tecnologia, além de estudos de viabilidade técnica e econômica, com o objetivo criar condições para que micro e pequenas empresas tenham acesso às inovações tecnológicas”, explica o Gerente Regional de SEBRAE, Antonio Carlos de Aguiar Ribeiro. Segundo ele, “os serviços de consultoria tecnológica são prestados por entidades executoras, visando à incorporação de progresso técnico e ao aumento da competitividade dos pequenos negócios”. O programa é destinado a micro e pequenas empresas e empreendedores dos setores da indústria, do comércio, de serviços e agropecuário (rural). “Teremos atendimento individual, consultoria e aperfeiçoamento de processos, e todo apoio ao desenvolvimento tecnológico e à pesquisa”, destaca. (Assessoria de Imprensa Simespi)

Deixe um comentário