Área Restrita Carreiras

Na mesma velocidade em que a economia global rompe fronteiras comerciais e territoriais, traçando um novo contorno aos países em desenvolvimento, as empresas correm para alcançar os níveis de qualidade exigidos no mercado internacional. Ciente deste indicador mercadológico, o Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras) oferece às empresas associadas amplo projeto de suporte e consultoria para a implantação de Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) baseado na norma NBR ISO 9001:2000.

Desde que foi implantado, em 2006, o projeto já auxiliou várias empresas na obtenção da certificação de qualidade. Outras estão na fase de implantação dos procedimentos para, futuramente, também garantirem a certificação. Nas duas situações, o apoio do Simespi como intermediador é fundamental, afirmam os empresários. “O suporte técnico do consultor, somado às reuniões mensais, facilidades administrativas e convênio com o órgão certificador compõem um conjunto atraente, cuidadosamente oferecido pelo Simespi e que nos possibilitou a certificação”, afirma Rogério Adriano Córdoba, da Gromar Indústria e Comércio Ltda.

Renê Spagnol Beraldi, responsável pelo Setor de Qualidade da Atomat Services Industrial, cita o aumento de rendimento da empresa. “As mudanças são visíveis tanto na área produtiva quanto na administrativa, pois há maior controle dos processos, melhor organização de registros e dados. Com a implantação da ISO o ambiente de trabalho melhorou muito, já que os processos e operações puderam ser quantificados e qualificados por indicadores”,

Com opinião similar, Gabriel Vaz Gonzales, da Stap Metalúrgica, acrescenta os aspectos financeiros: “com a ampliação da fidelização dos clientes, houve melhora no acesso a empresas maiores, mais exigentes e, conseqüentemente, um incremento expressivo no faturamento”, declara.

Marcos Raymundo da Silva, gerente-geral da empresa Molas Piracicaba, lembra outro fator importante decorrente da certificação. “Desde a nossa certificação, em outubro de 2006, o ambiente de trabalho melhorou, assim como o processo de produção e a organização da empresa. Mas isto não significa que estamos de braços cruzados. A política da qualidade é ativa e demanda o envolvimento de todos. A empresa certificadora, por exemplo, faz visitas periódicas para verificar se estamos cumprindo o que está escrito em nosso no manual da qualidade. Caso haja ocorrência de não conformidade graves, podemos perder a certificação. Por isso, o foco do sistema de gestão da qualidade é prioridade”.

O presidente do Simespi, Tarcisio Angelo Mascarim, destaca a intenção da entidade ao oferecer a oportunidade de certificação às empresas associados. “Com este projeto, as empresas agilizam a implantação do sistema de qualidade, reduzindo o prazo e a burocracia. Caso atuasse isoladamente, com certeza, as dificuldades seriam maiores”, comenta.

Para Mascarim, a certificação de qualidade é um requisito essencial para quem quer se manter competitivo no mercado nacional e internacional. “Convidamos nossas empresas associadas a participarem do projeto, com olhos nos resultados positivos que podem ser gerados pela excelência de serviços e produtos”, reforça o presidente do Simespi.

Rumo à certificação

A Rehicrom é uma das empresas associadas ao Simespi que está em processo de implantação de Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) baseado na norma NBR ISO 9001:2000. De acordo com Guilherme Lochoski, a busca da certificação integra o planejamento da empresa em ampliar seu mercado de atuação comercial. “Estamos iniciando o processo de treinamento interno, já com os procedimentos e registros prontos para serem colocados em prática. Um desafio é fazer com que todos se sintam realmente envolvidos com esse projeto, pois como sempre digo: é necessário ter a certificação primeiro no coração para que depois possa ser praticada”.

Aurora Maria Torquato Ferreira, responsável pelo setor de Qualidade do Grupo Pizzinatto, explica que a empresa encontra-se na primeira fase do processo de certificação, que contempla a parte documental. “Até aqui, nossa maior barreira foram as mudanças de hábitos e sistema de crenças de todos os envolvidos nos processos. Não é tão simples conciliar parte teórica com a praticidade do dia-a-dia. No entanto, reconhecemos que a certificação é muito positiva. Em 2003, por exemplo, nos certificamos no PSQ através da ABNT e o resultados foram bastante significativos para o Grupo Pizzinatto”.

De olho no futuro

O consultor Francisco Jesuíno Fernandes Júnior, coordenador do Grupo de Gestão da Qualidade do Simespi, é bastante didático ao explicar os aspectos positivos da certificação de qualidade. “Os ganhos com a implantação de um SGQ estão ligados a administração de atividades e padronização de tarefas, iniciativas que acarretam redução de custos, desperdícios e conseqüente aumento de eficiência”. Ele cita o exemplo da empresa Gromar, que após a certificação, foi auditada por um futuro cliente e deve abrir mercado na área aeroespacial.

Francisco aconselha as empresas interessadas em um projeto de certificação: “atualmente nos deparamos com funcionários atentos à evolução e globalização mundial, isto vem garantindo um processo de qualificação acelerado e de continuo aperfeiçoamento”.

ENTENDA O PROJETO DO SIMESPI

O QUE É – Projeto de consultoria oferecido gratuitamente às empresas associadas do Simespi

COMO FUNCIONA – Um profissional especializado fornece consultoria e orientação no processo de implementação do Sistema de Gestão da Qualidade

O QUE INCLUI – Treinamento e qualificação de colaboradores; consultoria in company e orientação a implantação de Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) baseado na norma NBR ISO 9001:2000

ASPECTOS POSITIVOS DA CERTIFICAÇÃO

Para qualquer negócio, a única maneira de manter-se no mesmo nível é oferecer um compromisso real à qualidade. Na verdade, qualquer organização, não importa o tamanho ou setor, pode dar a si mesma um futuro real no mercado, usando um Sistema de Gestão da Qualidade bem planejado e documentado, como a ISO 9000. Os benefícios da certificação são:

– maior responsabilidade e consciência da qualidade entre as equipes

– melhor uso do tempo e recursos

– redução de perdas e falhas de produtos

– maior consciência e possibilidade de rastreamento dos produtos e serviços.

ÓRGÃO CERTIFICADOR – Germanischer Lloyd Certification

QUEM PODE PARTICIAR – Empresas associadas do Simespi

EMPRESAS CERTIFICADAS * Stap Metalúrgica Ltda.

* Molas Piracicaba Indústria e Comércio Ltda.

* Gromar Indústria e Comércio Ltda.

* Atomat Services Ltda

EMPRESAS EM PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO * Maquenge Máquinas Operatrizes Ltda.

* Rehicron Fabricação e Cromação de Peças Ltda.

* Telhaço Calhas Pizzinatto Ltda.

* Metalúrgica Ceres Ltda.

Outras informações com:

Luciane Anhão (9789.5418) ou Marcelo Basso (9747.5586)

lucianhao@terra.com.br – marcetas@terra.com.br

Deixe um comentário