Área Restrita Carreiras

A inauguração do posto de atendimento da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empresários de Piracicaba do Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras), que será mantida em parceria com a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), aconteceu na manhã desta segunda-feira (3/11), com a participação de convidados e empresários.

“Essa cooperativa é um marco para o Simespi. Ela veio coroar o trabalho da nossa diretoria, que lutou bastante por sua implantação”, disse Tarcisio Angelo Mascarim, presidente do Sindicato, destacando que outro grande diferencial é o rateio feito após o fechamento do balanço anual. “O superávit é rateado entre os cooperados e quem utilizou mais os serviços têm direito a uma maior participação”, completou Mascarim.

Conforme explicou José Antônio de Godoy, presidente da Acipi, a cooperativa se torna extremamente importante com a atual crise do sistema financeiro. “Ela é fundamental para micros e pequenos empresários, os quais geralmente têm problemas em conseguir crédito bancário. A cooperativa presta os mesmos serviços de um banco comercial, mas com taxas menores”, explicou o presidente da Acipi.

De acordo com Manoel Messias da Silva, presidente da Sicoob Coopercred-SP, existem no Brasil 13 cooperativas, que totalizam 700 cooperados. “Hoje todas as cooperativas do país movimentam cerca de R$ 20 bilhões com auxílio do Banco Cooperativo do Brasil. Mas o importante não é apenas ficar sócio, é participar da vida da cooperativa, freqüentar assembléias, fiscalizar o trabalho da diretoria. Assim a cooperativa se fortalece e permanece”.

Para João Chaddad, presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Piracicaba (IPPLAP), que representou o prefeito Barjas Negri, “a cidade não se desenvolve sem a presença dos empresários, pois são eles que geram renda e empregos para a população. Por isso, empresário, conheça e participe desta cooperativa”, convidou o presidente do Ipplap.

A inauguração do posto de atendimento da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empresários de Piracicaba do Simespi contou com bênção especial do Monsenhor Jorge Simão Miguel. Após a abertura oficial, empresários e convidados tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre o funcionamento e o capital mínimo para a adesão como cooperado.

A Cooperativa de Crédito do Simespi é uma parceria com a Acipi, Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo) e Sebrae-Escritório Regional de Piracicaba. O posto de atendimento fica na rua Almirante Barroso, 142 – Bairro dos Alemães – Telefone: 3432-4349.

O QUE É A COOPERATIVA DE CRÉDITO – É uma sociedade constituída por pessoas que têm por objetivo democratizar o crédito, facilitar o acesso a produtos e serviços regularmente oferecidos por instituições financeiras comuns. Não tem fins lucrativos, é autorizada e fiscalizada pelo Banco Central. A cooperativa de crédito visa desenvolver os negócios dos empresários ligados ao Simespi e Acipi, gerando mais trabalho e renda para Piracicaba e microrregião.

Outras informações

Assessoria de Imprensa Simespi

Marília Cury (3417-8600 / comunica@simespi.com.br)

Luciane Anhão (9789.5418) ou Marcelo Basso (9747.5586)

lucianhao@terra.com.br – marcetas@terra.com.br

Deixe um comentário