Área Restrita Carreiras

A demora para conseguir atingir a meta de pelo menos 120 doadores de sangue por dia tem preocupado e deixado em alerta o Hemonúcleo Regional de Piracicaba quanto à possibilidade de o estoque de alguns tipos de sangue –– especialmente os com RHs negativos –– ficar zerado. Os doadores representam 45% da necessidade, ou seja, por dia são feitas, em média, 50 doações. O período de Carnaval é considerado um dos mais críticos pela assistente social do órgão, Eliane Camossi, considerando a “baixíssima” quantidade de bolsas de sangue. Ontem, as situações mais graves eram dos sangues de tipo O e A negativos, com quatro bolsas em estoque e o B positivo, com cinco.

Eliane avaliou o Carnaval como período crítico por causa de final de semana prolongado –– emenda com o feriado de terça-feira. “Por essa condição, há necessidade maior de o hemonúcleo ter estoque adequado de sangue para atender às emergências, como acidentes e cirurgias urgentes”, observou.

Ela disse que o estoque adequado seria de pelo menos 150 bolsas liberadas. “Perseguimos essa meta desde 1992, quando o serviço foi implantado no município”, declarou.

A preocupação da assistente social do hemonúcleo também se deve à característica do período, quando os foliões ingerem bebidas alcoólicas e não têm condições de fazer doação de sangue. “Um dos requisitos é não ter ingerido bebida alcoólica 24h antes de doar e ter dormido pelo menos seis horas”, avisou.

Por isso, ela apelou para que as pessoas doem sangue esta semana, que antecede o Carnaval. O apelo para doação também é para as pessoas que têm parentes ou que vão passar por cirurgia e sabem que vão necessitar de sangue.

Eliane lembra que o hemonúcleo de Piracicaba fornece sangue para outras 25 cidades que integram a região da DRS-10 (Direção Regional de Saúde).

Segundo Eliane, o Ministério da Saúde define que 3% da população se conscientize da importância de doar sangue. Em Piracicaba, segundo ela, o índice da população doadora de sangue 0,7%, muito distante da preconizada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que é de pelo menos 5%.

A assistente social do hemonúcleo disse que pelo menos 60% dos 60 doadores são homens, na faixa etária de 18 a 49 anos.

O Hemonúcleo, que fica na Santa Casa, recebe doações das 7h30 às 13h. Para doar, a pessoa precisa ter idade entre 18 e 60 anos, pesar no mínimo 60 quilos e levar um documento de identificação com fotografia.

Deixe um comentário