Área Restrita Carreiras

O Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras) recebeu, na manhã desta segunda-feira (19/01), representantes de empresas associadas e do Sindicato dos Metalúrgicos para discutir alternativas aos problemas da crise financeira mundial.

Entre os assuntos, foram abordados os impactos da crise e as propostas que podem ser tomadas para que o efeito seja amenizado.

A opinião é unânime: é uma crise diferente de tudo o que já foi enfrentado, com tendência a piorar nos próximos meses. As empresas não querem demitir funcionários, por isso, buscam alternativas diferentes.

Paralelamente há a dificuldade em se chegar a uma solução comum para todas as empresas, pois cada uma está sentindo a crise de uma maneira diferente. Há aquelas em que apenas a redução da jornada de trabalho resolveria. Para outras, a redução deve estar atrelada a alguma outra medida. Outras, ainda, têm uma realidade mais drástica e estão totalmente paradas. É preciso saber o que fazer de imediato para resolver a situação.

Outro problema levantado é a falta de caixa das empresas. Para tal, foi sugerido que se pleiteie junto ao Governo a abertura de um crédito especial para o pagamento dos impostos e encargos nos próximos meses.

A discussão durou aproximadamente duas horas. Os tópicos elencados serão levados pessoalmente pelo presidente do Simespi, Tarcisio Angelo Mascarim, à Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), em reunião programada para amanhã (20/01).

Participaram do encontro representantes da Dedini S/A Indústrias de Base e Painco Indústria e Comércio S/A; o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, vereador José Luiz Ribeiro; representantes do Simespi; Caterpillar Brasil Ltda.; Sindimaq (Sindicato Nacional da Indústria de Máquina), Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos)/Regional e os secretários municipais Ângela Corrêa (Secretária do Trabalho) e José Francisco Calil (Secretário de Desenvolvimento Econômico).

Outras informações

Assessoria de Imprensa Simespi (3417-8600)

Marília Cury (9291-8332 / comunica@simespi.com.br)

Luciane Anhão (9789.5418 / lucianhao@terra.com.br)

Marcelo Basso (9747.5586 / marcetas@terra.com.br

Deixe um comentário