Área Restrita Carreiras

O nível de emprego na indústria paulista apresentou estabilidade em janeiro, de acordo com pesquisa divulgada nesta terça-feira, 14 de fevereiro, pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Mesmo assim, foi o pior resultado desde 2000, início do levantamento. O indicador teve variação de 0,03% sem considerar o ajuste sazonal do período, o correspondente à criação de 623 novos postos de trabalho. Com o ajuste sazonal, o índice apresenta queda de 0,10%. Para efeito de comparação, em janeiro de 2005 o índice sem ajuste sazonal havia apresentado alta de 0,31%.

Dos 47 setores pesquisados pela Fiesp, 21 aumentaram quadro de pessoal e em 19 o número de vagas fechadas ultrapassou o total de novas admissões. Nos outros 7 o nível de emprego ficou estável.

A pesquisa mostra que o segmento de artefatos de papel, papelão e cortiça registrou em janeiro o melhor desempenho da indústria paulista, com alta de 3,79% no nível de emprego. Em seguida aparecem aparelhos eletrônicos (+2,75%) e produtos de cacau e balas (+2,68%). Na direção contrária, congelados e supercongelados e calçados de Franca apresentaram queda de 6,8% e 11,39%, respectivamente.

Deixe um comentário