Área Restrita Carreiras
Cursos de abril reúnem temas de interesse técnico, jurídico e laboral

Abril será um mês de ampla troca de conhecimentos no Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras). A grade de cursos reúne temas de interesse para o segmento industrial. As capacitações são gratuitas para as empresas associadas e abertas a todos os interessados, mediante inscrição paga, conforme tabelas abaixo.

Paulo Humberto Sturion abre a programação com o curso Bloco K – Como preparar a empresa com caso prático. Os módulos ocorrerão nos dias 3, 4 e 5 de abril, sempre das 18h30 às 21h30.

 

O calendário segue com o curso Treinamento para líderes e encarregados – Produção e Logística – Desenvolvendo habilidades e competências, nos dias 10 e 11 de abril, também com o especialista Paulo Sturion.

 

Duas palestras estão previstas para o dia 17, ambas com ingresso social (doação para entidade assistencial). Das 8h30 às 11 horas, o advogado Thiago Chohfi esclarece as principais dúvidas sobre a Reforma Trabalhista. O ingresso solidário é um litro de leite. E a noite, a partir das 19 horas, a psicóloga Karen Patrícia ministra palestra sobre o tema “A saúde mental do trabalhador – Uma visão psicossocial”.  A orientação é que os participantes doem um produto de higiene pessoal.

Nos dias 18 e 19, o consultor Francisco Jesuino Fernandes Júnior ministrará o curso Ferramentas da qualidade. E fechando a programação de abril, nos dias 24 e 25, o engenheiro Amarinho Melo detalhará a importância de uma boa gestão na Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

 

COMO PARTICIPAR – As inscrições devem ser feitas sempre pelo e-mail cursos@simespi.com.br. As atividades são realizadas na sede do Simespi (Rua Samuel Neves, 1601 – bairro dos Alemães). Mais informações estão disponíveis no site www.simespi.com.br/site/ – menu: Cursos.

 

PROGRAMAÇÃO DE ABRIL

 

DATA

HORÁRIO

TEMA

MINISTRANTE

3, 4 e 5

18h30 às 21h30

Curso: Bloco K – Como preparar a empresa com caso prático

Paulo Humberto Sturion

10 e 11

18h30 às 21h30

Curso: Treinamento para líderes e encarregados – Produção e Logística – Desenvolvendo habilidades e competências

Paulo Humberto Sturion

17

8h30 às 11h00

Palestra: Principais dúvidas da Reforma Trabalhista

Thiago Chohfi

17

19 às 20h30

Palestra: A saúde mental do trabalhador – Uma visão psicossocial

Karen Patrícia Ottani

18 e 19

18h30 às 21h30

Curso: Ferramentas da qualidade

Francisco Jesuíno Fernandes Jr.

24 e 25

18h30 às 21h30

Curso: Fazer gestão da Cipa e tornar suas ações eficazes

Amarinho Melos

* Programação sujeita a alterações.

 

 

SOBRE OS CURSOS

 

Bloco K – Como preparar a empresa com caso prático

A atividade tem o objetivo de mostrar que, além de atender às exigências do Fisco, a empresa pode melhorar a Gestão de Materiais e Produção, otimizar os resultados operacionais e financeiros, oferecer melhor atendimento aos clientes, aumentar a produtividade, reduzir perdas e custos e, consequentemente, apresentar maior competitividade no mercado. Paulo Humberto Sturion é graduado em Administração de Empresas, pós-graduado em Administração Financeira e Auditoria e tem MBA em Gestão Empresarial.

 

Treinamento para líderes e encarregados – Produção e Logística – Desenvolvendo habilidades e competências

O curso proporciona aos participantes o desenvolvimento de habilidades e competência para liderança de grupos de trabalhos, utilizando um método prático para transformar conhecimento em ações eficazes, propiciando melhores resultados a curto prazo. É ministrado também por Paulo Humberto Sturion, graduado em Administração de Empresas, pós-graduado em Administração Financeira e Auditoria e com MBA em Gestão Empresarial.

 

Principais dúvidas da Reforma Trabalhista

As mudanças para o contratante e o contratado estão entre os temas que serão abordados pelo especialista em Direito e Processo do Trabalho. Thiago Chohfi é advogado, também especialista em Direito Constitucional pela Unisul. É mestre em Direito pela Unimep; professor do Curso de graduação da Faculdade de Direito da Unimep e do curso de pós-graduação da Universidade Mackenzie; autor de livros e artigos científicos publicados em revistas especializadas.  Para esta palestra, o Simespi solicita que os participantes efetuem a doação de um litro de leite.

 

 

A saúde mental do trabalhador – Uma visão psicossocial

A palestra, ministrada pela psicóloga e especialista em avaliação psicológica, Karen Patrícia Ottani, trata sobre a avaliação psicossocial, uma ferramenta utilizada para analisar aspectos psíquicos que compõem o perfil do indivíduo, podendo ou não comprometer sua realização de tarefas específicas. É utilizada em empresas que investem na segurança dos profissionais em atividades de risco. Diferentemente dos cursos, a inscrição para a palestra é solidária: doação de produtos de higiene pessoal para a Casa do Bom Menino.

 

Ferramentas da qualidade

O objetivo do curso é conhecer as sete ferramentas da qualidade mais utilizadas no controle e gestão – fluxograma, histograma, diagrama de Pareto, carta de controle, diagrama de dispersão, lista de verificação e diagrama de Ishikawa – para aprimorar as competências para realização de ações corretivas e preventivas eficazes, identificação de causas de problemas e manutenção de sistemas. Francisco Jesuino Fernandes Júnior é consulto de organização, tecnólogo em Gestão Ambiental e pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios, Black Belt, 6 Sigma e Auditoria de Sistemas.

 

Fazer gestão da Cipa e tornar suas ações eficazes

Saúde e segurança no trabalho são temas de suma importância, tanto que no dia 28 a data é comemorada mundialmente. O objetivo do curso é detalhar as etapas para a criação de uma Cipa, fundamentos, treinamento para cipeiros entre outros detalhes. Amarinho Melo é engenheiro eletricista especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho com especialização em Ergonomia. Tem mais de 22 anos de experiência em diversos ramos industriais. É professor e coordenador de cursos de formação de técnicos em segurança do trabalho.

 

 

 

 

Deixe um comentário