Área Restrita Carreiras

O Brasil passou a ocupar a sétima posição no ranking dos maiores países produtores de fundidos do mundo. Os números foram divulgados na edição de dezembro da revista Modern Casting. O crescimento de 25,8% em relação a 2003, é o maior registrado entre os 10 primeiros colocados. De acordo com os números do ano passado, o Brasil teve uma produção de 2.829.916 milhões de toneladas contra 2.249.413 milhões em 2003 e superou dois adversários históricos, França e Itália. Nos últimos 10 anos, de 1994 a 2004, o país teve um crescimento na produção de 60,40%. Segundo Luiz Carlos Koch, Presidente da Associação Brasileira de Fundição (ABIFA), essa mudança de posições já era esperada. "Sabíamos que o Brasil iria ganhar essas duas posições no ranking. Isso porque a Itália mostrava certa estagnação em sua produção e a França vinha com tendência de queda, o que acabou se confirmando".

O crescimento do volume de produção se deve, em grande parte às condições naturais extremamente favoráveis do Brasil, que possui todas as matérias-primas, além de energia hídrica em abundância. Além disso, temos tecnologia de ponta e mão-de-obra qualificada. "Isso demonstra que nosso país tem todas as condições de avançar cada vez mais nesse ranking, desde que algumas condições econômicas sejam modificadas, tal como a taxa cambial", avalia Koch.

A expectativa para os próximos anos é que haja um crescimento com percentuais menores, mas que deve passar a ser contínuo.

A China continua liderando o ranking com 22.420.452 milhões de toneladas produzidas no ano passado, seguida pelos Estados Unidos com 12.314.121 milhões e o Japão com 6.386.449 milhões.

A Rússia está na quarta posição, seguida da Alemanha em quinta, Índia na sexta e Brasil na sétima colocação.

Fonte: ABIFA

Deixe um comentário