Área Restrita Carreiras

O projeto de suporte e consultoria para a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) baseado na norma NBR ISO 9001:2008 oferecido pelo Simespi às associadas continua gerando ótimos resultados.

As empresas Equipe Indústria Mecânica Ltda., Morel Modelação Real Ltda. EPP e Mutti Equipamentos Industriais Ltda. realizaram, recentemente, palestras para iniciação das atividades focadas na implantação do SGQ objetivando a certificação.

De acordo com o consultor responsável pelo projeto, Francisco Jesuíno Fernandes Junior, o intuito da palestra é a integração de todos os colaboradores e o esclarecimento quanto ao apoio às associadas ao Simespi. “É o início do processo de desenvolvimento do Sistema de Gestão. A apresentação também auxilia no entendimento da Norma”, informa.

As empresas já certificadas também têm utilizado o programa como suporte na Auditoria Interna. “O processo de auditoria auxilia a empresa no Processo de Melhoria Contínua, objetivo da Norma NBR ISO 9001:2008, e traz, além de outros benefícios, vantagens financeiras para as empresas associadas”, explica Francisco.

É o caso da Eacial Equipamentos e Acessórios Industriais e Agrícolas Ltda., que buscou auxílio para o desenvolvimento de seus colaboradores. "Utilizamos as auditorias internas como ferramenta de avaliação complementar ao processo de Certificação", comenta o engenheiro Lucas Turgnati Turarti, coordenador da Qualidade da Eacial.

O RD da empresa Mutti, Luis Carlos Tonon, aprova o projeto. "A orientação gerada pelo apoio e visão externa contribui para a efetivação de um Sistema de Gestão eficaz e prático, o que é fundamental para os bons resultados esperados pela diretoria com o investimento na Certificação", declara.

Desde que foi implantado, em 2006, o programa de qualidade já auxiliou várias empresas na obtenção da certificação. Outras estão na fase de implantação dos procedimentos para, futuramente, também garantirem a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) baseado na norma NBR ISO 9001:2008.

O presidente do Simespi, Tarcisio Angelo Mascarim, destaca a intenção da entidade ao oferecer a oportunidade de certificação às empresas associadas. “Com este projeto, as empresas agilizam a implantação do sistema de qualidade, reduzindo o prazo e a burocracia. Caso atuasse isoladamente, com certeza as dificuldades seriam maiores”, relata.

Para Mascarim, a certificação de qualidade é um requisito essencial para quem quer se manter competitivo no mercado nacional e internacional. “Convidamos nossas empresas associadas a participarem do projeto, com olhos nos resultados positivos que podem ser gerados pela excelência de serviços e produtos”, reforça o presidente do Simespi.

Suporte na Auditoria Interna

Conforme informa o consultor Francisco, as empresas associadas que realizarem a Auditoria Interna com auxílio do Simespi ganha benefícios como avaliações independentes e especializadas, conduzidas por profissional treinado/atualizado permanentemente nos requisitos das normas aplicáveis; visão externa e neutra do Sistema de Gestão implantado, possibilitando sua racionalização, simplificação e melhoria contínua; resultados mais objetivos e abrangentes, com credibilidade sustentada, tornando a Auditoria Interna um elemento fundamental para a alta direção da empresa promover, de fato, a melhoria do Sistema de Gestão implementado.

No que diz respeito às vantagens financeiras para as associados, podem ser citados redução de custos com treinamento e reciclagem dos auditores internos; redução das horas dispendidas no planejamento, execução e follow-up das Auditorias Internas; liberação das horas dos colaboradores da empresa designados para o processo, permitindo que se concentrem em outras atividades produtivas; redução de despesas com salários e encargos sociais de funcionários especialmente contratados para a realização das Auditorias Internas (em grandes empresas).

Para participar do Programa da Qualidade, as empresas associadas devem entrar em contato com o Simespi pelo telefone (19) 3417.8600.

Outras informações

Assessoria de Imprensa Simespi – (19) 3417-8600

Marília Cury (9291.8332 / comunica@simespi.com.br)

Luciane Anhão (9789.5418 / lucianhao@terra.com.br)

Marcelo Basso (9747.5586 / marcetas@terra.com.br)

Deixe um comentário