SIMESPI / HISTÓRIA

Em busca de um crescimento sustentável para as indústrias e de um futuro promissor para Piracicaba e região, aliados à necessidade de enfrentar os efeitos da crise econômica da era Collor, um grupo de jovens empresários idealizou, numa reunião informal, no final de 1990, no antigo edifício administrativo do Grupo Dedini, uma proposta para a criação de um sindicato patronal independente.

A ideia, então liderada pelos industriais Mário Mantoni Filho, Tarcisio Angelo Mascarim, Hélio Gomes, Sebastião Antonio Ultrini Pereira, Luciano Santos Tavares de Almeida, Walter Stolf Filho, Sebastião Bendassoli Júnior e Sérgio Pontin, foi ganhando força na medida em que as reuniões aconteciam. O número de empresas adeptas cresceu de maneira rápida e significativa rumo ao futuro sindicato.

Em 3 de julho de 1991, nasceu o SIMESPI - Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas, Fundições e Similares de Piracicaba e Região (nome inicial), com nove empresas associadas, administrado por diretoria provisória presidida por Luciano Santos Tavares de Almeida.

O sindicato nasceu forte, ousado, com propostas inovadoras e com o objetivo de trazer para a realidade local as Negociações Coletivas de Trabalho, buscar soluções conjuntas para os problemas empresariais da cidade e região, além de oferecer ampla atividade de assessoria para suas associadas, garantindo informações para o pleno e constante desenvolvimento das empresas.

Já bastante fortalecido, faltava apenas a definição de sua primeira diretoria, eleita em 29 de agosto de 1991, com apenas uma chapa concorrente. Assim, o SIMESPI teve como segundo presidente o empresário Mário Mantoni Filho. Os diretores eram Luciano Santos Tavares de Almeida, TarcisioAngeloMascarim, Walter Stolf Filho, Belmiro Bovi, Sebastião AntonioUltrini Pereira, AntonioVenier, Sérgio Pontin, Agenor Barbosa, Alderbal Galvani, Hélio Gomes, Adelmo Marrucci, Leopoldo Gobbin, Fernando Manoel Ometto Moreno, Francisco Carlos Felippe, Paulo Roberto Vendemiatti, Alcides Schimdt, José Antonio Gonçalves, Gilberto Paulino e Nelson Rodrigues Martinez.

As principais realizações destes verdadeiros pioneiros foram: criação da Assessoria Jurídica e do Grupo de Relações Trabalhistas, promoção da primeira Semana de Qualidade e a primeira pesquisa salarial da região.

Mas faltava definir um local para a sede do SIMESPI, o qual, durante o primeiro mandato, funcionou no 13º andar do Edifício Tecnal. Com a segunda diretoria, a entidade foi transferida para o Distrito Industrial Unileste, onde permaneceu por 11 anos em plena atividade.

Nessa mesma época, o nome do SIMESPI foi alterado definitivamente para Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras. Em sua história de sucesso, entre outros acontecimentos, estão: a assinatura da primeira Convenção Coletiva de Trabalho, que, desde 1995, é negociada e assinada, anualmente, com o Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba; a sede própria (rua Samuel Neves, 1601), inaugurada em 2002, moderna e projetada para atender as necessidades das empresas.

Com 25 anos de história (completados em 2016), o SIMESPI acumula experiência suficiente para ser reconhecido e respeitado como legítimo representante patronal das empresas do setor metal-mecânico de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras.

São mais de 200 empresas associadas que têm à sua disposição uma estrutura completa de serviços: departamentos jurídicos Cível, Empresarial, Trabalhista, Tributário, Penal e Previdenciário, Negociações Coletivas de Trabalho, Grupo de Recursos Humanos, Conselho da Mulher Executiva, Cooperativa de Crédito, Pesquisa Salarial, Programa de Qualidade e de Responsabilidade Socioambiental, Projeto Rumo à ISO, Intercâmbio de Negócios, além de cursos e palestras gratuitos, convênios e muito mais.

Para manter as associadas e o público em geral informados sobre as novidades, atividades, programações de eventos e ações promovidas pelo SIMESPI, a entidade possui informativo bimestral, publica notícias diversas em mídias locais e regionais e mantém o site oficial sempre atualizado.

O SIMESPI também foi uma das entidades realizadores do Simtec (Simpósio Internacional e Mostra de Tecnologia e Energia Canavieira), evento focado no setor sucroenergético.

Assim, com ações e oportunidades oferecidas às associadas a fim de ampliar conhecimentos e desenvolver negócios, o SIMESPI segue em plena atividade e à disposição de todas as empresas, com excelente estrutura para atender as necessidades deste tão importante setor, responsável pela economia de Piracicaba e região.